Atividade 3.3 - Proinfo
Confecções de cartões para o dia das Mães
Professora: Emanuele Chiabai Pivetta Grigio, Sônia Rizzi e Izabel Cristina Rizzi
Escola: Projeto Educarte
Estrutura Curricular
Séries Iniciais
Dados da aula
Objetivos:
- Reconhecer a importância da mãe na família.
- Resgatar os valores que as famílias estão perdendo (respeito, amor, partilha...)
- Valorizar a pessoa humana.
- Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho).
- Conhecer direitos e deveres dos membros da família, em especial das mães.
- Confeccionar lembranças e cartões para presentear às mães.
★ Desenvolvimento:
- Diálogo, aula expositiva, interação com os alunos, para conhecer melhor o perfil das mães em questão.
- Pesquisa na internet.
- conversa informal
- Confecção de cartões.
Duração das atividades
Uma aula de aproximadamente 1:30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conversa informal sobre a importância da mãe na família, o respeito por ela, direitos e deveres de cada membro da família, e sua jornada de trabalho.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1 – ANALISANDO MENSAGENS PARA O DIA DAS MÃES
As crianças deverão acessar a internet para pesquisar mensagens para o dia das Mães
- Ajude as crianças a lerem e incentive que façam comentários as mensagens que cada um escolher
- Peça que cada um acompanhe a leitura. Oriente o ritmo e acompanhe aqueles que tiverem maior dificuldade.
- Solicite que as crianças comentem o texto lido.
- Ajude-as a relacionar o texto lido com perguntas como:
- Este texto combina com a sua mãe?
- E com a relação entre você e a sua mãe?
Após a escolha da mensagem peça para que eles copiem e colem no programa de texto. Depois, faça a formatação, trocando a cor da fonte, centralizando, trocar estilo de letra e o tamanho da fonte.
Depois da formatação peça para que elas escolham uma figura para inserir como plano de fundo na mensagem.
Terminado este processo imprima os cartões e entreguem para as crianças para que elas possam dar para sua mãe.
Mostrar um cartão pronto para que eles identifique:
- Para que serve o cartão?
- Qual assunto/tema que o cartão apresenta?
- Como é possível saber o tema apresentado pelo cartão?
- As ilustrações correspondem ao assunto tratado?
- Esclareça o significado de palavras desconhecidas pelas crianças.
Avaliação
Durante a realização das atividades, observe se as crianças:
- Compreenderam o que é um cartão: sua estrutura, seus usos e funções sociais.
- Relacionaram textos diferentes para interpretação e expuseram oralmente com coerência.
- Identificaram a figura ao assunto proposto
- Manusearam bem os equipamentos eletrônicos